Flanderização

E depois de muito tempo eu estou de volta(a culpa é do Persona 5 Royal, não minha). Pela primeira vez aqui eu não irei falar sobre coisa de otakinho...não se acostumem. Flanderização é um termo bem conhecido e debatido em outros países mas muito pouco comentado no Brasil então resolvi trazer esse assunto. A ideia veio por eu ter visto The Office recentemente, tem um caso desses lá. Bom, vamos começar.

"Flanderization" veio do personagem Ned Flanders dos Simpsons(óbvio), que no começo era um personagem bem completo, com algumas camadas e se tornou apenas uma paródia de si mesmo em temporadas futuras. Antes ele era uma pessoa religiosa mas moderado, se preocupava com sua família e genuinamente gostava de ajudar outras pessoas. No início ele tinha uma rivalidade com o Homer, aliás, não era apenas um ódio sem sentido e unilateral do nosso pai de família amarelo. Hoje em dia o Ned é só o cara religioso que faz tudo pela religião e quer converter os outros. Esse fenômeno onde o personagem é simplificado e tem alguma característica específica reforçada foi visto em diversas séries, e começaram a usar o Ned para exemplificar esse problema, daí que vem o termo. 

Eu acho curioso o Ned ter sido a base para o nome, afinal ele nem é o pior caso de simplificação de personagem nos Simpsons. Eu diria que o Homer é o pior caso, como ele é o personagem principal ele tinha muito destaque e os episódios sempre trabalhavam muito com ele aprendendo lições. Ele era meio idiota mas nunca em um nível absurdo, na verdade eu diria que ele era mais inconsequente que idiota. Uma coisa que sempre foi reforçada é como ele procurava se aprimorar com sua família, sempre se arrependendo do que fazia e procurando redenção...hoje em dia ele é um imbecil insensível. Tiraram absolutamente qualquer característica do personagem que não fosse "ser burro". E isso pode ser dito de todo mundo da série, todos se tronaram uma paródia de si mesmos. Acredito que aconteceu pois  os roteiristas originais do desenho foram saindo com o passar do tempo e os novos só sabiam trabalhar com o lado superficial dos personagens. Também pode ter sido uma mudança proposital, já que essas características superficiais agradavam a massa de telespectadores "as pessoas riem quando o Homer é burro, então vamos deixar ele mais burro e fazer mais situações assim". 

Alguns exemplos comuns de Flanderização fora dos Simpsons são de desenhos como Bob esponja, Padrinhos mágicos, Uma Família da Pesada e até algumas séries como The Office com o personagem Kevin Malone(que foi o que me motivou a escrever). Um exemplo oriental disso seria o próprio Goku de Dragon Ball que durante o mangá original gosta de lutar mas sabe quando tem que ficar sério mas no Super e animações recentes é um bobão infantil que gosta de porrada. Um exemplo feito por fãs:

Bom, acho que é isso por hoje, pessoas da internet. 



Comentários