Top 10 Animes Decepcionantes

Nos encontramos de novo, pessoas da internet. Juro que da próxima vez falo de algum outro assunto, mas por enquanto vamos falar de mais anime. Dessa vez é um top meio negativo. Vendo anime por anos, eu já tive uma quantidade absurda de decepções, gostaria de falar sobre as piores. Não necessariamente as obras que entrarem aqui são as piores coisas que já vi, porém, são as que eu esperava uma qualidade e acabei quebrando a cara.
10º Lugar:Aoi Sekai no Chuushin de
Vamos começar com um negócio que quase ninguém viu? Aoi Sekai no Chuushim de é um anime curtinho, 3 episódios apenas. Eu fiquei muito curioso para assistir pois esse anime é uma grande paródia da primeira guerra de consoles, Sega vs Nintendo. Todos os personagens são alguma referência a personagens clássicos, os reinos são Segua e Ninterdo, o design dos personagens são bonitos. Eu fui no hype para ver algo divertido e criativo...me ferrei. A história é um absurdo de clichê e o anime tenta se levar a sério. É um dos piores ritmos que já vi na vida, ao mesmo tempo que as coisas acontecem rápido demais, demora uma eternidade pro episódio acabar de tão chato que é. A posição baixa dele é simplesmente porque minhas expectativas eram por causa das paródias, e pelo menos isso ele tem.
9º Lugar:Charlotte
Charlotte foi uma decepção progressiva. Eu não tinha um hype antes de começar o anime mas depois dos primeiros episódios eu estava muito feliz com ele. Era leve, engraçado, bem produzido e com bons personagens. Aí do nada ele tenta virar Steins;Gate...não, sério. Uma história agradável e promissora tentou se tornar séria, complexa e grandiosa. Foi bem bizarro. E foi uma transição nada suave, ficou rushado e super incoerente. É meio triste considerando o quanto eu me diverti na primeira metade.
8º Lugar:Mekakucity Actors
Esse eu vi recentemente. Eu sinceramente achei que seria um dos meus queridinhos mas foi uma experiência bem meia boca. Quem viu meu primeiro top sabe como sou fã do Shinbou e da Shaft, então eu esperava no mínimo um 8 disso aqui. A história é extremamente mal conduzida, dá uma sensação de que toda temporada é apenas um prólogo para algo maior...até o último episódio onde o conflito é resolvido DO NADA. Os personagens são curiosos e com bons designs, mas subdesenvolvidos. A temporada toda tenta te dar uma visão geral de cada um dos personagens principais(que são muitos), só que isso acaba deixando todos eles com um péssimo tempo de tela. Aliás, de quem foi essa ideia de ficar voltando para o passado todo momento? Metade do anime é só flashback, o que deixa a história do presente, que é a principal, completamente jogada e sem importância. Todas essas escolhas narrativas fariam sentido se a temporada fosse justamente um prólogo, como parecia ser. A gente teria toda a base do conflito, uma ideia geral de cada personagem, toda a backstory e lore explicados, tudo preparado para uma secunda temporada muito boa e com espaço para desenvolvimento. Enfim, a direção ainda é okay(muito abaixo do esperado) e tem boas ideias, só é muito mal conduzido e rushado no final.
7º Lugar:Terra Formars: Revenge
Terra Formars nunca foi grandes coisas, mas é impossível negar a diversão proporcionada pela ação e violência desenfreada. Eu leio o mangá só por causa disso, aliás. Então o que acontece quando a continuação tem uma produção/direção tão ruim que só sobra a história para avaliar? Uma droga. O único pilar que sustenta a primeira temporada é a ação. É uma diversão pipoca super funcional, aí a segunda temporada tem uma produção quase no nível de Nanatsu 3. Sério, é muito feio de se ver. Até a palheta de cores mudou, deixando as cores mais vivas e vibrantes...POR QUÊ? Não combina nem um pouco com o clima da série. E para melhorar, o diretor decidiu que seria legal inserir fanservice barato que nem no mangá tem, gênio. Quem deveria ter uma vingança aqui sou eu.
6º Lugar:Digimon 02
Eu mostrei toda a minha apreciação por Adventure no meu blog passado, agora ta na hora de desabafar. 02 foi uma tristeza, tudo o que eu gostava no primeiro anime foi perdido. Enquanto Adventure fugia da armadilha que todos os animes de vender brinquedo caem, 02 abraçou todas elas. Vamos compara os primeiros episódios de cada série para exemplificar. O primeiro episódio de Adventure é todo focado na apresentação dos personagens, durante todo ele você tem as crianças tendo que lidar com as situação assustadoras e desconhecidas, a apresentação do mundo em que elas se encontram não acontece por aqui, tendo uma atmosfera muito mais pessoal. No fim do primeiro episódio você já conhece a personalidade de todas as crianças e tem uma noção da dinâmica delas com seus Digimons. E isso é impressionante considerando que são tantos personagens. Já 02...bem, o primeiro episódio é quase que uma propaganda. Diferente do primeiro anime, 02 tem seu primeiro episódio focado em apenas um dos 4 principais, e mesmo assim fez um péssimo trabalho de apresentação. Todo episódio serve para você saber que o Digimundo está mais uma vez com problemas e que os protagonistas anteriores são impotentes, e claro para apresentar os novos brinquedos. Uma nova forma de evolução que necessita de um acessório colecionável, um digivice novo com design moderno (e anteninha pra quem sabe fazer um walk talk com ele, crianças gostavam disso na época), roupas que aparecem quando as crianças entram no mundo digital para vender cosplay e por aí vai. Entendem meu ponto? O episódio fica muito impessoal, eu saio dele sem saber absolutamente nada do protagonista...o ÚNICO personagem focal do episódio. Enquanto isso no Adventure você conhece todos os 7 personagens e seus 7 digimons. E saindo dessa área, 02 é uma bagunça já conhecida por todos. Os rumos da história mudaram diversas vezes durante sua exibição. Você consegue sentir os produtores discutindo só de ver o anime. E os personagens são tão desagradáveis, mas vamos logo para o próximo se não eu não paro nunca...ah, o Ken se salva (ótimo personagem) e as musicas são minhas favoritas da franquia.
5º Lugar:To Aru Majutsu no Index 3
Olha, Index era uma boa franquia. As duas primeiras temporadas do anime são legais, tem momentos baixos mas tinha algo interessante acontecendo o tempo todo. Aí veio a terceira temporada, vários e vários anos depois do fim da segunda, e agora eu simplesmente pouco me fodo pra qualquer coisa que venha de Index. Foi uma destruição de reputação absurda. A culpa disso foi da adaptação, decidiram resumir quase 10 livros em apenas 26 episódios. É claro que ficou rushado. É impossível entender o que está acontecendo, você não tem tempo de respirar pois tá sempre acontecendo alguma coisa aleatória. A produção também é uma afronta, considerando que Index era bem consistente. A direção é sem sal, sem graça. Nada aqui se salva. E o pior de tudo é que não tem volta, pois essa é a história de Index. Uma quarta temporada dependeria das informações daqui...que foram muito mal passadas. É uma franquia que eu já gostei muito e morreu na minha frente. Eu até tenho minhas críticas a historia que estava sendo contada, mas eu sinceramente sinto que é injusto avaliar o enredo aqui já que está tão incompleto e apressado.
4º Lugar:Kino no Tabi: The Beautiful World
Esse é mais simples de explicar, é um desperdício. Eu não assisti a adaptação antiga então não sei se o que eu vou falar é problema da obra ou de adaptação. Acontece que a ideia do anime é excelente, a Kino viaja pelo mundo indo de cidade a cidade, isso abre espaço para criar excelentes histórias e fazer críticas muito boas...mas isso não acontece. Tudo aqui é meio raso demais, as histórias de cada cidade acabam muito rápido, não dando espaço para que você conheça o ambiente. As criticas parecem que foram tiradas daquelas páginas de "crítica social foda", porque são super batidas e pouco trabalhadas. Por exemplo, a gente tem um episódio inteiro só para dizer que o ser humano destrói o lugar por onde passa. É uma crítica tão padrão, mas que poderia ser aprofundada...mas não é, ela só foi jogada e pronto. E o anime não tem muito a oferecer além disso, ele se foca nessas coisas. O que faz ele ser muito chato.
3º Lugar:Kimi No Nawa
NOSSA, KIMI NO NAWA É O MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO DE TODOS OS TEMPOS!!!! É TÃO LINDO E DIVERTIDO!!!! CHOREI MUITO!!!! E era essa porra aí que eu ouvia sempre. Eu fui ver esse negócio com uma expectativa absurda, afinal, não só foi um sucesso de vendas, foi um queridinho de muitos críticos, ficou em primeiro no top do MAL, ganhou vários prêmios...eu não acho que mereça nenhum. Geralmente eu sou muito compreensivo e tento procurar motivos para coisas que não gosto fazerem sucesso, geralmente eu consigo e aceito. Nesse caso eu não consigo, eu acho o filme fraquíssimo. A história é meio batida mas no começo diverte, o problema é quando vem o plot twist...a quantidade de furo é absurdo, sério que os caras escreviam em calendário e não viam as datas? Isso é besta, é preguiçoso. As coisas acontecem só porque sim, o enredo não cria um caminho lógico para o seguimento da história. Os personagens são nada, eu real não faço ideia de qual é a personalidade do protagonista masculino. Não só isso, em nenhum momento o filme te dá base para saber como o personagem central da história vive, até hoje ele é um completo desconhecido. E o ponto mais controverso, o visual...é bonito só. Não tem como tirar o mérito da produção, é realmente um belíssimo trabalho, mas é só uma estética legal, não tem substancia, não tem criatividade, é bonito por ser bonito. Isso não é exatamente um ponto negativo, claro que não é. Mas combinando isso com o enredo pobre, o filme se torna vazio. Olha, se você gosta do filme eu respeito mas eu acho uma droga. 
2º Lugar:Violet Evergarden
Tá, antes de entrar no enredo, ele também entra no que eu falei sobre Kimi no Nawa, é bonito mas só isso. O problema de Violet é tentar te forçar uma emoção, eu explico. Em todo santo episódio o anime desesperadamente tenta te emocionar, só que faz isso de forma barata. Cada episódio é a Violet conhecendo um personagem novo e a história dele, que é sempre triste. Agora, por que isso é mal feito? Bem, porque você não conhece os personagens. Tudo que a série faz é te apresentar um personagem novo, com uma backstory trágica, e aí a direção tenta deixar o clima melancólico para você chorar. E os dramas são super apelativos, "olha esse cara, a filha dele morreu de câncer e agora ele tá triste, CHOOOOORAAAA". Isso pode funcionar com muita gente, mas pra mim nem chega perto. Eu não tenho nenhuma empatia por um personagem fictício que não conheço. Vamos fazer um paralelo com Clannad. Em Clannad você tem uma temporada inteira de 22 episódios só para conhecer os protagonistas antes de vir o drama pesado do After Story, nele você não chora porque a série tá pedindo, você chora por se importar com quem tá sofrendo. Enquanto isso em Violet Evergarden, "olha a mãe da garotinha, tem doença terminal, CHOOOOORAAAA". E acho a direção meio contraditório. O ponto mais forte da história para mim é a Violet que se desenvolve muito bem, mas a direção não ajuda. Em um ponto na história ela percebe que ter arrancado a vida de tanta gente na guerra não foi algo bom (claro, né) mas aí o episódio seguinte é um flashback da guerra e nele tem um foco gigante na Violet matando gente de maneira incrível, fazendo piruetas, mó fodona. Isso vai contra a conclusão que a história chegou. O anime tá tão preocupado em ser bonito que esquece da importância do conteúdo. Eu fiquei hypado para Violet desde o primeiro teaser que saiu, a minha decepção foi absurda.
1º Lugar:Chaos;Head/Chaos;Child
Sim, o primeiro lugar é um empate. Bem, eu conheci Chaos:Head quando estava no começo da minha jornada. Os primeiros episódios são FANTÁSTICOS, nota 10 mesmo. Eles criam um clima de tensão e mistério que eu não sei se encontrarei de novo, era incrível. O anime brincava com a sua cabeça, era impossível saber o que era verdade e o que não era. E aí a segunda metade é uma besteira de adolescentes com espadas imaginárias...é. Eu nunca fiquei tão frustrado na minha vida, tudo que a história construiu foi destruído. Não dava para compreender nem o que tava acontecendo, nem o que o autor fumou. Aí, anos mais tarde foi anunciado Chaos;Child. Uma continuação indireta, com novos personagens mas com ligações ao Head. Dessa vez eu fui blindado, sem expectativa nenhuma...aí os primeiros episódios foram incríveis de novo. Era a exata mesma qualidade do inicio do Head, um mistério super interessante e um clima de tensão que afeta o espectador. E aí adolescentes com espadinha DE NOVO. Eu serei justo, Chaos;Child nem de perto é tão desastroso na reta final, ele se segura bem mais antes de fazer a merda. E os dois episódios extras que saíram depois pra fechar a história são ótimos. A questão é que ele tinha potencial para ser um anime nota 10. Ele é menos desastroso que Chaos;Head mas ainda é um desastre. São dois animes que tinham tudo para serem incríveis. Eu não acho que terei uma frustração maior nessa vida. Eu espero não ter, na verdade. Eu tenho menos ódio deles do que do resto do top, como vocês perceberam. É porque ele não me enfurece, ele me deixa triste.

Bem, lá se vai mais um top. Esse me deixou levinho depois de escrever, admito. Até a próxima, internet.


Comentários