Top 20 melhores animes


Olá, pessoas da internet, esse é o primeiro conteúdo desse humilde blog(humilde por enquanto). Em primeiro lugar eu acho que é justo fazer uma apresentação breve. Meu nome é Gleydson, sou apenas um dos vários integrantes do Mundo Fictício, que futuramente também terá um podcast. Como essa é minha primeira postagem, acho que um top apresentando meu gosto, para vocês, é a melhor forma de começar. Eu sou bem mais dos animes que os outros participantes...então é meio que esse conteúdo que vocês devem esperar de mim. Okay, vamos começar isso antes que vocês morram de tédio. 
20º Lugar: Made in Abyss
Made in Abyss foi uma surpresa bem grande. Eu acabei deixando ele passar quando saiu, por um certo preconceito. O design não me chamou a atenção de primeira, pois na época eu achava uma estética meio boba e infantil(coisa que não é mais verdade). Eu estava completamente enganado, Made in Abyss é extremamente maduro em vários sentidos. Os personagens conseguem passar aquela inocência infantil ao mesmo tempo que possuem uma maturidade proporcionada pelo ambiente que vivem. O cenário onde a história se passa é super criativo e instigante, cada camada nova me deixava mais empolgado. A trilha sonora é fantástica, proporcionada pelo Kevin Penkin, alguém que mal começou na indústria de animes e já se provou super competente. É um anime que vale a pena ser visto.
19º Lugar: Kaguya-Sama
O anime de comédia mais bem dirigido que já vi. O diretor conseguiu maximizar as piadas de uma forma absurda, é impossível não rir pelo menos uma vez por episódio. Todo o cast de personagem é fantástico, todos muito engraçados e bem utilizados. Visualmente é espetacular e o texto das piadas é ótimo, então assistam. 
18º Lugar: Bakuman
Bakuman foi um dos animes que vi quando estava começando a cair de cabeça nessa mídia. Ele foi muito importante para mim, pois me fez não só aprender sobre a indústria de mangás, como apreciar slice of life. Os personagens crescem muito durante a série, não só mentalmente, em idade também. Ver aqueles adolescentes, lá do começo, evoluírem para jovens adultos(com a mesma aparência mas tudo bem) é fantástico. São 75 episódios que passaram voando e diferente de muitos animes que vi na mesma época, esse eu ainda acho ótimo.
17º Lugar: Baccano!
Baccano é o anime que mais merece continuação, ao meu ver. O motivo? Ele, literalmente, só não tá no top 10 por isso. Não me entendam errado, ele fecha bem os arcos que adaptou...o problema é que são só arcos. A obra não te dá uma sensação de completude e muitos personagens ficam jogados, pois não são explorados nessa parte da história. Tirando isso, é fantástico. Os personagens centrais são todos muito legais e únicos, a trilha sonora é ótima e a narrativa é perfeita. Esse estilo de narrativa do autor, onde você tem a visão de todos os personagens, é uma das minhas formas favoritas de contar uma história. Eu sei que já é quase impossível mas ainda tenho fé em uma segunda temporada.
16º Lugar: Katanagatari
Uma coisa que deve ser dita é que eu sou apaixonado pela franquia Monogatari de Nisio Isin, então minhas expectativas para Katanagatari(que é do mesmo autor) já eram bem altas. Sendo bem sincero, as expectativas foram apenas cumpridas...até chegar ao fim do penúltimo episódio. A partir desse ponto, ele superou tudo o que eu esperava. Katanagatari é uma história simples a primeira vista mas se torna muito mais interessante e complexa quando o final chega. Chega ao ponto em que você percebe detalhes e foreshadowing nos olhos dos personagens desde o primeiro episódio. A história é muito bem finalizada, tem bons momentos de ação e boa comédia. 
15º Lugar: Tengen Toppa Gurren Lagann
Okay, esse é o anime mais fácil de descrever até agora. É só muito foda. Ele é a coisa mais hype que você pode ver, tudo nele te deixa animado e empolgado. Os personagens são super carismáticos e com designs chamativos, a música é ótima, a animação é fluida e visualmente bem distinta. A história também funciona muito bem, aliás. É simples mas charmosa(e até que bem corajosa em certas escolhas). Viu? Pra resumir é só foda, como eu falei.
14º Lugar: Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans
Gundam é uma excelente franquia meio ignorada pelos brasileiros. Por algum motivo o pessoal por aqui não curte nada com foco em tecnologia e futurista. Iron-Blooded Orphans se passa em um universo próprio, portanto não precisa ver nada da franquia para aproveitar. A história é excelente, sempre movimentada e imersiva, a construção de mundo é ótima e a produção é animal. A primeira temporada tem um problema em relação ao aproveitamento dos personagens mas isso é melhorado na segunda.
13º Lugar: Cowboy Bebop
Um clássico absoluto. Eu sinceramente sou da opinião que clássicos devem ser vistos se você quer conhecer melhor a mídia que consome. Claro que cada um vê o que quer, mas eu realmente acredito que todos deveriam dar uma experimentada em animes clássicos. Dito isso, Cowboy Bebop merece ser visto, não só por ser um clássico, mas por ser ótimo. Ele tem um formato episódico mas possui uma trama por trás(o que eu prefiro), e tanto a história de fundo quanto a história dos episódios avulsos, são excelentes. A direção é um show por si só(Watanabe né) e a trilha sonora da Yoko Kanno é perfeita. 
12º Lugar: Mob Psycho 100
Todo mundo adora One Punch Man, não? E se eu dissesse que OPM não é nem a melhor obra do autor? Pois é, eu sinceramente acredito que a obra máxima do ONE é Mob. A premissa é similar com a de OPM( personagem overpower e blablabla) mas em Mob o autor realmente se aprofundou em criar consequências para o protagonista. O Mob é um personagem imbatível em combate mas o seu estado emocional é extremamente trabalhado pelo ONE, diferente do Saitama que fica só no "a vida é um tédio". Falando desse jeito parece que Mob é super sério, mas não é. Ele tem um humor super refinado, tendo um senso de comédia ótimo tanto no visual quanto no texto. A animação é maravilhosa, feita pelo estúdio BONES e, em sua segunda temporada, é sakuga em todos os episódios. É um crime que Mob não seja tão popular.
11º Lugar: Hunter x Hunter(2011)
Hunter x Hunter já é conhecido por ser um battle shounen de extrema qualidade então não tenho nada de novo para acrescentar(por enquanto, só esperem). Só uma coisa que eu devo ressaltar, o valor de HxH é muito mais como um anime de aventura do que como um battle shounen real. O brilho da descoberto do desconhecido é muito maior do que da porrada por si só.
10º Lugar: Fate/Zero
Eu sou um admirador a distância da franquia Fate. Eu admiro todo o lore e o mundo criado pelo Nazo mas não consumo a maioria dos produtos. Então eu acho que não sou um fã, apesar de saber todas as bases do Nazuverse. Dito isso, eu acho que Fate/Zero é uma história que me conquistou por méritos próprios. Toda a atmosfera que a direção cria é tão sofisticada, tão nobre. Os diálogos são um pouco expositivos demais para o meu gosto mas melhoram de maneira significante na segunda temporada. O Kiritsugu é um personagem com tantas camadas também, seu flashback é com certeza um dos pontos altos da série. 
9º Lugar: Kiznaiver
O anime mais subestimado do Trigger, com certeza. Diferente dos outros animes do estúdio que são super agitados e malucos(calma, eu amo eles também) Kiznaiver é menos inventivo. Só que o brilho do anime não é esse, é a sinergia dos personagens. As interações entre eles são super divertidas e coerentes, são tão vivas e bem escritas. Ver esses personagens avançando pela história é tão prazeroso, pois todos tem características marcantes, distintas e identificáveis. A direção é excelentes, proporcionando alguns dos momentos dramáticos mais poderosos que já vi. Por último gostaria de ressaltar o character design...é meu favorito de tudo. De verdade, é muito raro você ver personagens tão bem caracterizados, é possível ver cada nuance de suas características em suas aparências. E claro, é bonito pra caramba.
8º Lugar: Durarara!!
Lembra que eu falei que Baccano só não tá mais alto pela sensação de incompletude e subdesenvolvimento de personagens? Então, Durarara é basicamente a referência que eu tenho para dizer essas coisas. São duas obras de um mesmo autor, uma adaptada até o fim e a outra não. Durarara tem o mesmo estilo narrativo de Baccano, só que menos confuso por não embaralhar o tempo. Os personagens são super únicos e todos têm alguma função na história e o roteiro se mantém coeso e bem estruturado durante todas as temporadas. É uma experiência bem diferente da convencional.
7º Lugar: Fullmetal Alchemist Brotherhood
Eu preciso falar alguma coisa sobre FMAB? Eu acho que não, ele é o anime mais aclamado pela comunidade, é quase unânime que é um dos melhores animes de todos os tempos. O enredo é super bem construído, coisa rara em shounen de porrada. A série é cheia de pensamentos filosóficos e...olha, vai ver esse negócio logo que você vai entender sua posição aqui. Ah, mas o começo é super rushado, acho o maior ponto fraco do anime.
6º Lugar: Mobile Suit Zeta Gundam 
Se Iron-Blooded Orphans é uma ótima porta de entrada, Zeta é uma série que é mais recomendável se você já viu algumas outras coisas, pois é uma continuação direta da série original de 79. Não se engane com sua idade, Zeta até hoje tem uma produção excelente. Raramente você tem cenas estáticas aqui, os mechas são bem detalhados e se mexem o tempo todo, não só isso, até em diálogos simples você não vê muita cena parada. Os diálogos não são muitos naturais, definitivamente o ponto fraco do anime, mas isso pode ser relevado pelo época. O desenvolvimento dos personagens e do enredo é fascinante, indo para caminhos inesperados muitas vezes. As cenas dramáticas são sutis na maior parte do tempo, elas têm um peso diferente do convencional. De fato, em uma cena específica eu não chorei nem fiquei abalado, eu entrei em um estado de compreensão do personagem tão profundo que senti uma real preocupação por ele, como se fosse um amigo passando por momentos difíceis. Algum dia eu faço algo sobre a franquia Gundam por aqui, acho que merece.
5º Lugar: Monogatari series
Vocês ainda não sabem mas eu sou um paga pau do Akiyuki Shinbou, ele é basicamente o melhor diretor da atualidade, na minha humilde opinião. E foi aqui que esse monstro começou a ganhar seu espaço. A série Monogatari é toda agraciada com uma direção absurda, extremamente inventiva e experimental. Os diálogos são engajantes, ver dois personagens conversando sobre nada em um parquinho por 15 minutos nunca foi tão interessante. Os personagens são todos muito bem construídos, todos tendo arcos de apresentação e conclusão. A comédia funciona muito bem no texto e no visual, o drama funciona, a ação(quando tem) funciona...tudo funciona. É uma série que se sustenta muito bem pela sua direção e com a profundidade que consegue chegar no subtexto. Tem uns arcos mais fracos(Hana) mas no geral é uma série de altos.
4º Lugar: Devilman Crybaby
O anime mais aclamado e divisivo dos últimos anos. Alguns amam, outros não entendem(falo mesmo). Okay, falando sério, eu acho que boa parte das pessoas que não gostam dele, não compreendem sua proposta. De longe o mais criticado é o visual, que é bem grotesco...só que é a intenção do anime. Ele se propõe a mostrar esse lado feio e nojento humano, e é isso que o visual intensifica. Se fosse uma estética bonitinha o visual seria uma contradição com o enredo(algum dia falo sobre um caso assim). Enredo esse que é muito bem construído, sendo todo montado para passar uma mensagem e reflexões, de fato o fator “lógica” não importa muito aqui. A direção é do segundo melhor diretor contemporâneo, Masaki Yuasa, ou seja, impecável. Yuasa cria muitas cenas de quebra de expectativa, faz analogias visuais e evita exposição o máximo possível. Se você não viu por causa do visual, dê uma chance.
3º Lugar: Clannad After Story
Esse é o anime que tá no meu top a mais tempo, e se mantém em terceiro ainda. Vi Clannad quando estava começando a ver anime, foi um dos 20 primeiros animes que assisti. Durante todo esse top eu tenho tentado expressar minhas opiniões sobre as séries de maneira mais “técnica” mas eu não conseguiria ser justo com a experiência que tive com ele dessa forma. Clannad é, até hoje, a coisa que mais me fez chorar nessa vida. Eu não acho que terei uma sensação similar com mais nada, então esse anime provavelmente sempre estará no meu top.
2º Lugar: Steins;Gate
Eu adoro a temática “viagem no tempo”, só que é um amor que vira ódio fácil, sabe? Quando bem feito é certeza de me agradar, quando mal feito eu crucifico até a morte. Steins;Gate talvez seja o enredo mais bem feito que eu já vi, é muito difícil achar alguma falha lógica. Os personagens não chamam muito a atenção, com exceção do Okabe e da Kurisu que tem uma construção excelente. Eu não vou falar muito, pois nesse caso em específico eu precisaria dar spoiler, e não quero estragar a experiência de ninguém.
1º Lugar: Sangatsu no Lion
Em minha humilde opinião, esse é o anime mais próximo de uma perfeição. Sangatsu possui todos os pontos positivos possíveis, tem personagens cativantes e bem desenvolvidos, o enredo é construído de maneira inteligente e coesa, consegue entregar momentos catárticos a todo momento...posso ficar aqui o dia todo. Na segunda temporada não teve um único episódio que não me causava impacto, foi o que mais chegou perto de Clannad, e provavelmente só não chegou por causa do momento da minha vida que vi cada um. A direção é espetacular(sim, Shibou está por aqui também) usando elementos visuais para exemplificar as metáforas que são usadas constantemente. Pra bater esse aqui no meu top vai ser difícil, tenho minhas dúvidas se algum dia vai acontecer. 

Bom, esse foi meu top. Até a próxima e bem vindos ao Mundo Fictício.


Comentários