Pokemon vs Digimon

E aqui estou para falar sobre coisas japonesas...de novo. A discussão sobre essas duas franquias é antiga, na verdade, hoje em dia ela é bem menos relevante. É o tipo de debate que ficou lá pela década retrasada. Porém, eu gostaria de reviver o tema mais uma vez e dar minha visão sobre minhas experiências passadas com ambas e, principalmente, sobre minha visão em relação ao estado atual das duas. 

Tanto Pokemon quanto Digimon são obras que me acompanharam durante minha infância, porém, quem me acompanhou pela minha vida foi Pokemon. Eu assistia ambos os animes religiosamente na TV a cabo(é, não era na aberta) e gostava dos dois de forma equivalente. Pokemon eu acompanhei até Diamond e Pearl, e Digimon até Savers(conhecido como Data Squad, por aqui). Eu não tenho muitas lembranças nem da temporada de Johto nem de 02, então essas eu acho que vi só poucos episódios aleatórios, enquanto as outras vi do início ao fim quando menor. Enquanto Digimon ficou parado no tempo, Pokemon avançou comigo pelos jogos. Eu já perdi a conta de quantas vezes zerei Emerald. Zerei várias hack rooms, jogava os spin offs. Já Digimon eu só joguei um pouco de World 1 e 3 quando pequeno. Eu sempre preferi a abordagem mais simplista de Pokemon, e os jogos de Digimon eram um pouco diferentes demais. Enquanto Pokemon sempre seguiu os moldes dos primeiros jogos em sua linha principal, Digimon carecia de uma identidade própria. Acho que isso resultou na queda de popularidade da franquia, aliás.

Tudo mudou uns meses atrás quando eu resolvi ver o anime de Digimon Adventure mais uma vez. Vendo aquela série infantil com áudio original em japonês eu tive uma quebra de expectativas, é muito melhor do que eu lembrava. Digimon é uma franquia que ganhou meu respeito agora com meu amadurecimento. Adventure é um dos melhores exemplos de que um anime para crianças não precisa ser besta. Ele toca em temas mais sérios em diversos momentos de forma leve, sendo executado de maneira que entretém a criança, ao mesmo tempo que dá algo para o adulto analisar. As crianças são super bem escritas, no geral. Em animes infantis(como o próprio Pokemon) os personagens principais tem sempre uma idade baixa, entre 8 e 12 anos, mas não agem de acordo com essa idade. Isso acontece por ser mais atrativo para o público alvo. A criança se encanta em ver alguém da idade dela sendo super independente, legal, forte, vivendo aventuras sozinho e sendo respeitado por todos, inclusive por adultos. É uma meta para a criança, mas acaba parecendo bobo quando você amadurece. Digimon, não faz isso, quer dizer, são crianças vivendo aventuras, claro. A questão é que elas não querem viver essa aventura. No início elas tem medo, tem saudades, são inseguras e infantis. Com o passar do tempo que elas vão crescendo, pois o ambiente em que estão vivendo incentiva isso. Fora que todos os personagens são diferentes um dos outros. Todos tem sua personalidade, e mesmo assim nunca param de agir como criança. Todas tem algum conflito familiar ou pessoal, todas tem interações diferentes com seus Digimons. São personagens ótimos, completos e se desenvolvem com o tempo. Não é uma coisa incrível, feito de forma nunca vista antes, mas é um anime infantil feito para vender brinquedo, ele está fazendo muito mais do que se propõem. E aí temos as próximas temporadas. Por enquanto eu vi o 02 e o Tri mas lembro bem de Frontier e Savers. Eu acho 02 uma droga, ele é um passo para trás do que foi o Adventure, apesar de ter um episódio fantástico(redenção do Ken) e o Tri é uma bagunça em enredo mas o filme 3 é um absurdo de bom, mas isso é assunto para outra hora. 

Algo que eu quero ressaltar é que Digimon toma muito mais riscos que Pokemon. Independente da qualidade das temporadas, a partir de Tamers eles sempre tentavam novos conceitos, novas abordagens. Isso é muito legal, dá um ar de frescor para cada temporada e te dá um motivo para ver uma mesmo odiando a que veio antes. Pokemon não, ele é uma história pseudo continua, que não evoluiu com o tempo, Sempre a mesma fórmula, sempre o mesmo protagonista, arquétipos de personagens secundários se repetem, é sempre tão chato. Eu não tenho motivos para ver Pokemon. Até Diamond e Pearl ele é nostálgico, mas no fim não é o suficiente. O problema é que essa fórmula de Pokemon continua funcionando com o público alvo, que são as crianças, enquanto Digimon é uma fração do que já foi. O anime de Pokemon não tem apelo nenhum para mim mais, e provavelmente nunca vai ter, porém, eu sei que alguém da minha idade não é o foco da franquia. Já Digimon consegue me atrair até hoje em dia, enquanto para as crianças ele é menos efetivo. Curioso pensar nessas coisas, não? 

Por último eu gostaria de comentar sobre os jogos. Pokemon ainda é muito superior, no geral, mas com algumas ressalvas. Estou jogando Digimon Story Cyber Sleuth e está sendo uma experiência curiosa. Eu acho ele um jogo não muito bom. É desnecessariamente longo, os diálogos se estendem demais sem acrescentar nada(fala demais, explica de menos) e tem um foco absurdo em grind. Mas tem muitas coisas nele que DEVERIAM estar em Pokemon. O lema de Pokemon é "Gotta Catch 'Em All", tenho que pegar todos...mas o jogo não te dá ferramentas o suficiente ou incentivo para pegar todos. Você faz isso por gostar dos bichos, gostar de completar a pokedex, talvez lavagem cerebral. Mas o jogo em si não te dá essa vontade. Já Digimon não. O sistema de escâner funciona muito bem, é rápido e fácil. O fato de um Digimon ter múltiplas árvores evolutivas ajuda também, pois faz você querer ter mais de um bicho de cada espécie, então nenhum encontro aleatório é um desperdício. A fazenda também é ótima, dando algo para os Digimons, que você não usa, fazerem. E mais importante, só ficar lá gera XP. Ou seja, deixar um Digimon de escanteio não é algo ruim, pois ele vai estar lá evoluindo e se você quiser mudar toda a sua party no meio do jogo, você poderá fazer isso sem precisar perder muito tempo. Isso aumenta o seu leque de opções e faz você querer ter um grande número de monstrinhos. Enquanto isso em Pokemon você só usa uns 6 ou 7 durante sua aventura e todo o resto fica jogado no PC sem fazer nada. Outra coisa, side quests...Pokemon necessita disso para ontem, aliás funcionaria melhor em Pokemon do que em Cyber Sleuth. Os jogos de Pokemon te passam a sensação de estar explorando e conhecendo um novo mundo, já Digimon Story não. Enquanto essa mecânica em Digimon parece ser só uma perda de tempo, em Pokemon poderia ser algo super legal, dando abertura para conhecer melhor a nova região. Tem várias outras coisas que eu gostaria que a Game Freak se inspirasse, como nível de dificuldade e dublagem(já é idiota não ter, hoje em dia no Switch) mas já expliquei meu ponto.

Enfim, eu sei que pareceu uma postagem de como Digimon é melhor que Pokemon mas isso está longe da realidade. Eu adoro Pokemon, muito mais que Digimon. Por isso eu quero que a franquia evolua, e pare de ficar estagnada. O anime eu não me importo, pois sei que ele faz o que quer fazer. Mas os jogos precisam urgentemente de uma revitalização, só ir para um console mais potente não é o suficiente. Digimon é uma franquia que aprende e tenta coisas novas. O novo anime está sendo super elogiado, os jogos tentam coisas novas e vão para outros gêneros. Pokemon já é extremamente popular e isso fez a franquia entrar em uma zona de conforto muito sem graça, espero que depois das reações negativas aos últimos jogos isso mude. 

E esse foi o meu assunto da vez, até a próxima, internet. 

Comentários